quinta-feira, 1 de julho de 2010

Planejamento para os alunos que estão fazendo cursinho

Para seguir um método é necessário ter disciplina, pois somente ela impedirá que você se desvie do que foi planejado. A ideia é não perder tempo para chegar ao final do ano na frente da maioria dos candidatos.

01. Arranje um local tranquilo na sua casa para estudar. Leve para esse local tudo o que voce vai precisar para o seu estudo. Assim não desperdiçará seu tempo.

02. Você não deve faltas às aulas.

03. Preste o máximo de atenção nas aulas, principalmente nas matérias que você não gosta muito. Procure interessar-se por elas, pois está comprovado que a memória só grava um assunto se você se envolver com o mesmo. Faça perguntas. Participe. É a melhor maneira de aprender. Se possivel sente-se mais à frente, assim se distrairá menos.

Nunca leve dúvidas para casa.

04. Você foi ao cursinho e assistiu às aulas. Chegando em casa, é necessário fazer uma revisão de toda a teoria das matérias dadas no dia. Faça um resumo e resolva os exercícios. Seguir esta rotina é extremamente importante.

Matéria dada, matéria estudada.

05. Acompanhe o professor, porque com certeza ele vai dar toda a matéria que o vestibular exige.

06. Conforme você for fazendo o seu resumo, faça também cartazes com caneta vermelha, das fórmulas, esquemas e pequenos resumos e cole na parede do seu quarto.

07. Chegando ao final de semana, pegue o resumo da semana, faça uma leitura e resolva alguns exercícios. Ao final de cada semana, releia os resumos ds semanas anteriores.

08. Quando você chegar ao final de um mês, você já leu o resumo da primeira semana quatro vezes.

09. No mês de julho, provavelmente você terá três semanas de férias. Na primeira semana você deve colocar as matérias que estão atrasadas em dia, não deve ser muito, porque para aluno dedicado, matéria dada é matéria estudada. As outras semanas tire para descansar. Esse descanso é importante, pois o segundo semestre será trabalhoso e tenso, devido à aproximação do vestibular.

ps: as dicas não são de minha autoria. Texto de "Oswaldo K. Fujiy".

Nenhum comentário:

Postar um comentário